Como fazer iogurte com sabor,iogurte líquido e iogurte greco light’s em casa!!

20160221_061447

 

Ingredientes:

500 ml de leite desnatado (pode-se fazer com 1 litro também,mas eu queria pouca quantidade)

1 pote de iogurte desnatado de 200 gramas

1 colher de sopa de leite em pó desnatado

Para fazermos o iogurte base que servirá para prepararmos o iogurte com sabor e o greco,basta colocar todos os ingredientes na iogurteira,mexendo bem,ligá-la na tomada e aguardar em torno de 8 horas( se quiser iogurte líquido de beber).Se quiser mais consistente deixe 12 horas.

Caso você não tenha a iogurteira,faça das seguintes maneiras:

Iogurte caseiro na panela de pressão:
Preencha 5cm de água dentro da panela de pressão, depois que a pressão subir, deixe 5 minutos no fogo. Abra a panela, tire a água e coloque os iogurtes preparados no fundo, que deve estar bem quente. Feche a panela e deixe o calor agir de 6 a 8 horas.

Iogurte caseiro na panela elétrica de pressão:

Preencha 5cm de água dentro da panela de pressão, programe  5 minutos em pressão alta.Abra a panela, tire a água e coloque os iogurtes preparados no fundo, que deve estar bem quente. Feche a panela e deixe o calor agir de 6 a 8 horas.

Iogurte caseiro no forno:
Preaqueça seu forno a 40°C (termóstato 1-2). Prepare seus iogurtes, coloque-os em portes de vidro, depois, tampe-os com papel-filme.
Coloque-os em uma forma que vá ao forno e deixe-os por 1h30. Quando der o tempo, desligue o forno e deixe os iogurtes lá dentro durante 6 horas.

Iogurte caseiro no fogão:

Amorne o leite na boca do fogão, a temperatura do leite não deve ser muito forte (senão a fermentação do iogurte não se dá), para testar se está na temperatura certa, deve-se conseguir manter o dedo dentro do leite por 10 segundos. Enquanto o leite aquece, num jarro misture o iogurte  com o leite em pó e depois o leite morno, mexa bem.

Coloque em potes individuais e guarde numa caixa de isopor por 12 horas,sem mexer.

Eu fiz na iogurteira:

No momento ela está em falta no shoptime,mas você poderá visualizar o link em uma outra hora e estar disponível: IOGURTEIRA FUN KITCHEN

Também gosto muito desse modelo da cadence,pois é bivolt e tem a opção de fazer diretamente nos copinhos: IOGURTEIRA CADENCE NATURALLE

 

*SE QUISER FAZER COM 1 LITRO DE LEITE USE APENAS 1 COPO DE IOGURTE E 2 COLHERES DE SOPA DE LEITE EM PÓ,MAS DEIXE MAIS TEMPO NA IOGURTEIRA!

Agora vou dividir esse iogurte em 3 partes:

Numa delas vou apenas adicionar adoçante e guardar na geladeira:

(lembrando que eu quis iogurte de beber,se quiserem  que ele fique cremoso deixem 12 horas na iogurteira)

iogurte light

 

Na outra parte adicionei 1 pacotinho de gelatina  de morango light,dissolvido em 250 ml de água fervente e fiz um iogurte light com sabor de morango :

Pessoal eu usei 250 ml de iogurte e 250 ml de gelatina dissolvida…mas achei que fica muito doce,da próxima vez vou dissolver a gelatina em 500 ml de água!!!

Outra coisa,ele acabou ficando com consistência de mousse,eu não gostei do resultado,exagerei na quantidade de gelatina!! Mas o sabor ficou bom,só que eu queria iogurte de beber.

 

E a terceira parte do iogurte preparado eu resolvi transformar em iogurte greco light :

Então pessoal o processo é bastante simples,basta colocar iogurte  dentro de um saco de pano de fazer café e deixar esse saco dentro de um copo para que escorra  todo o soro durante umas 6 horas…  O que ficar dentro do saco será o iogurte greco mais delicioso que vocês já provaram no mundo!!

Caso façam o  GRECO com 1 litro de iogurte,escorram dentro de um pano de prato,fazendo uma trouxinha bem apertada e coloquem numa peneira para que escorra o soro numa bacia embaixo dela!!

Com o soro que sobrar,vocês poderão  fazer um pão caseiro delicioso!

Veja receita do pão aqui!

 

 

Espero que tenham gostado da dica de hoje,beijos e até a próxima!!